Fazer cinco jogos é desafio para times de MS na Copa SP

Foto: Equipe Ivinhema, jogam nesta quinta-feira, na Copinha/Instagram
Foto: Equipe Ivinhema, jogam nesta quinta-feira, na Copinha/Instagram

Os times de Mato Grosso do Sul estreiam hoje (4), na 54ª Copa São Paulo de Juniores 2024. Na bagagem, além do sonho de cada garoto de se destacar e atrair a atenção de algum clube para deixar o Estado, ABC e Ivinhema buscam durar mais de uma semana na maior competição nacional da categoria. São 128 times, distribuídos em 32 grupos e os dois melhores de cada um seguem no torneio. A final acontece dia 25, aniversário da Capital paulista.

Nas últimas onze edições, representantes sul-mato- -grossenses passaram da primeira fase apenas em duas oportunidades – 2014 e 2020. Conseguiram mostrar seu futebol nos três jogos da fase de grupos e no confronto eliminatório da segunda fase. Porém, entrar em campo pela quinta vez para o duelo que antecede as oitavas de final ainda é barreira a ser superada.  

Foto: Time ABC, também
joga nesta quinta-feira, na Copinha/Reprodução

Nesta quinta-feira, ao meio-dia (de MS), pelo grupo 16, o Ivinhema, dirigido por Douglas Ricardo, faz sua primeira partida de sua história na Copinha, com o dono da casa, Comercial de Tietê. Na sequên- -cia, joga domingo (7), com o América-MG – atual vice- -campeão, e na quarta-feira (10), com o Capital-DF.

Já o ABC, faz sua primeira partida em Barueri, às 14h15, com o Oeste-SP. Experiência é o que não falta para o clube de Campo Grande, pois participou das três últimas edições. Neste ano, a campeã local, comandada por Toninho Mussi, está no grupo 24, e o principal destaque é o Palmeiras, com quem jogam no domingo, às 19h. O time encerra a fase quarta- -feira, com o Queimadense-PB.

Como foi em 2023 

No ano passado, o Comercial foi eliminado com derrotas para o Cruzeiro, Capivaiano, e Penapolense. Já o ABC perdeu a segunda vaga de seu grupo para a Chapecoense – com quem empatou – no saldo de gols. O Mirassol foi o líder, e o Inter de Minas, o lanterna, alvo da única vitória dos campo-grandenses. 

Na ponta de cima, o Palmeiras pode se tornar o primeiro clube a conquistar a Copa SP três vezes consecutivas. Em 2022, o título veio após goleada, por 4 a 0, sobre o Santos, na final, no Allianz Parque. No ano seguinte, as Crias da Academia faturaram a taça, ao vencerem o América-MG por 2 a 1, no Canindé.

Por Luciano Shakihama 

Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado do MS.

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *