Dupla de MS vai para as pistas de Dubai em busca de medalha

O Campeonato Mundial de Paratletismo, que será realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, terá presença de dupla nascida em Mato Grosso do Sul. Gabriela Mendonça Ferreira, 21, e Fabrício Júnior Barros Ferreira, 21, estão entre os 43 convocados pelo departamento técnico do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). A delegação viaja na madrugada de quinta-feira (31), com previsão de chegada para sexta-feira.

Os atletas se concentram no Oriente Médio entre os dias 7 e 15 deste mês. Tanto Gabriela quanto Fabrício foram destaques nos Jogos Parapan-Americano de Lima, no Peru, realizada em agosto.

Gabriela ficou em evidência ao conquistar o ouro no salto em distância e bronze nos 100 metros durante a maior competição das Américas pela classe T12 (baixa visão). Já Fabrício alcançou o primeiro lugar nos 100 metros e faturou a medalha bronzeada nos 400 metros, pela mesma classe da colega.

Eles não residem mais no Estado. O rapaz é natural de Naviraí – a 361 km da Capital, mas ainda pequeno foi morar em outro Estado. Em 2013 teve o primeiro contato com o esporte paralímpico, por meio de uma associação para pessoas com deficiência visual de Santa Catarina.

Já Gabriela foi formada e revelada pela ASA (Associação Seninha de Atletismo), de Campo Grande, projeto idealizado pelo técnico Daniel Sena. “”Comigo ela foi campeã escolar, brasileira e mundial, treinando em Mato Grosso do Sul, onde ficou até os 16 anos””, relembra o professor.

Hoje, em sua classe, está entre as melhores do país nos 100 metros, e no salto a distância, com 5,45 metros. Sena conta que mantém o contato com a atleta, que hoje defende o Iema (Instituto Elisangela Maria Adriano), de São Caetano do Sul (SP). ““Eu converso com ela diariamente e sei que está focada””, fala.

Além dos pódios no Parapan de Lima, estão entre as principais conquistas de Gabriela Ferreira o ouro nos 100m, nos 200m e prata no salto em distância no Mundial de Jovens de Nottwill, em 2017; ouro nos 100m e nos 400m dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2017, em São Paulo-SP; ouro nos 100m, 200m e salto em distância no Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2013, na Argentina.

(Danielle Mugarte com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *