No cenário internacional da ginástica rítmica, as atletas brasileiras estão escrevendo mais um capítulo brilhante de sua história, garantindo uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. a seleção de conjunto do Brasil conquistou seu lugar entre as melhores do mundo no Mundial de Ginástica Rítmica 2023 em Valência na Espanha.
Após uma jornada de dedicação, treinamento incansável e superação, as atletas Bárbara Galvão, Déborah Medrado, Giovanna Oliveira, Maria Eduarda “Duda” Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira e Victória Borges se destacaram ao finalizar a classificatória da soma das duas apresentações (arco no simples e bola+fita no misto) no 6º lugar geral com 65.000, além de avançarem às finais por aparelhos nos 5 arcos.
A classificação dos 7 países foram:
Israel: 70.800
China: 70.050
Espanha: 68.600
Itália: 68.150
Ucrânia: 67.400
Brasil: 65.000
França: 64.700
Alemanha: 64.400
Com uma pontuação impressionante de 34.900 na série de 5 Arcos no Mundial, o conjunto brasileiro se posicionou entre as favoritas da competição. Uma pequena falha no início da apresentação na prova mista de fita+bolas, quando uma das ginastas deixou a fita cair no chão na recuperação do aparelho, não foi suficiente para abalar a determinação das atletas alcançando a nota de 31.100.
Com uma vitória emocionante, o Brasil conquistou uma das cinco vagas em disputa no conjunto da ginástica rítmica no Mundial. Embora a competição ainda esteja em andamento, a seleção brasileira já garantiu seu lugar na maior competição esportiva do planeta, enquanto também alcança a final dos 5 arcos, reforçando sua posição de destaque.
“Desejamos fazer nossas rotinas com excelência e encontrar a felicidade depois”
Compartilhou entusiasticamente Duda Arakaki, capitã do time brasileiro, ao qual sofreu uma lesão durante o período de treinamento para o mundial e se apresentar dois dias depois do ocorrido.
Confira a série de 5 arcos das atletas brasileiras:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Conf. Brasileira de Ginástica (@cbginastica)