Canoagem: Aquidauanense disputa sua 1ª prova no exterior

Foto: Lucas Castro/Fundesporte
Foto: Lucas Castro/Fundesporte

O sul-mato-grossense Edgar Silva Balbuena está em Pitesti, Romênia, onde disputa pela primeira vez o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona. O aquidauanense que completa 20 anos daqui a um mês disputa sua primeira competição fora do país.

De acordo com a CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), todos os custos referentes a hospedagem, transporte e alimentação deverão ser custeados pelos próprios atletas. Isto porque, segundo a entidade nacional, a Canoagem Maratona é uma modalidade não olímpica e, portanto, não dispõe de recursos provindos da Lei Agnelo Piva, repassado por meio do COB (Comitê Olímpico do Brasil). Balbuena recebe bolsa estadual.

O aquidauanense viajou na segunda-feira (27) rumo à Europa. Conforme a programação, Edgar deve disputar a categoria K1 Sênior nesta quinta-feira. “É meu primeiro Mundial e a euforia está à flor da pele. Como é a primeira vez que participo, não tenho nem ideia de como vai ser, as chances que eu tenho, mas vou trabalhar em cima dos tempos atingidos em competições passadas”, disse o atleta, em entrevista à Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

Em 2020, Edgar chegou a garantir vaga ao Mundial na modalidade descida, que aconteceria nos Estados Unidos, mas que acabou cancelado em razão da pandemia da COVID19. Neste ano, o sul-mato-grossense também se classificou ao evento internacional do mesmo estilo, com sede em Bratislava, na Eslováquia, porém optou por disputar o de canoagem maratona. “Decidi ir à Romênia, porque sei que é o que tenho mais chances de me dar bem”, explica.

Para competir no exterior, Edgar precisou de ajuda financeira e promoveu “vaquinha virtual”.

(Texto de Luciano Shakihama)

Confira mais notícias do jornal impresso. 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.