Bolsa ajudará atletas em Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020

A assinatura para a concessão acontece hoje (29), na Fundesporte

Os 240 atletas e 30 técnicos contemplados pela Bolsa Atleta e Bolsa Técnico da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), assinam nesta terça-feira (29) o termo de adesão do apoio financeiro. A lista de convocados foi divulgada ontem (28) pelo Diário Oficial e conta com representantes de muitas modalidades desportivas.

Rosenilda Aoyama, paratleta nas categorias de arremesso de peso e lançamento do disco, foi contemplada pela bolsa pelo terceiro ano consecutivo. Segundo ela, o apoio é primordial para que ela consiga ir para as competições fora do Estado e poder custear roupas e tênis. “A bolsa é muito importante, pois infelizmente o incentivo ao esporte aqui no Estado ainda é pequeno, estamos sempre precisando de ajuda para poder representar o Estado nas competições de fora, porque não temos patrocinadores”, disse a paratleta.

O melhor atleta em sua categoria no atletismo de Mato Grosso do Sul, Yeltsin Jacques, foi contemplado pela primeira vez pela Bolsa Atleta da Fundesporte. Jacques tem no currículo medalhas em competições pan-americanas, mundiais e olimpíadas, e se prepara para a paralimpíadas de Tóquio, que começa dia 24 de agosto. 

Por Yeltsin já receber a Bolsa Pódio, um apoio do Governo Federal e ter patrocinadores, nunca havia tentado a bolsa estadual. Entretanto, pelas grandes despesas para Tóquio, a ajuda foi solicitada. “Estou investindo pesado na paraolimpíada, então, essa bolsa vai me ajudar muito. A briga com os japoneses vai ser acirrada, mas estou na expectativa pelo pódio”, comentou o atleta que busca o ouro.

Entretanto, nem todos os inscritos receberão o benefício. Bruno Shimada, do atletismo e corrida de rua, que se inscreveu pela primeira vez, acabou ficando de fora e disse que contava com a ajuda para continuar representando Mato Grosso do Sul nas competições nacionais e internacionais. “Acho que não consegui por não ter participado de uma competição universitária ainda. A Bolsa Atleta iria me ajudar para as despesas de viagens fora do Estado e para pagar inscrições das corridas que eu corro”, comentou Bruno.

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, o Governo do Estado aumentou consideravelmente o valor da verba destinada às bolsas, o que tornou possível o aumento do apoio a cada atleta e técnico contemplado e a criação de novas categorias.

“Esse apoio possibilitou que muitos atletas que não podiam treinar, que tinham que trabalhar para ajudar em casa, se dedicar mais no esporte. Essa bolsa é uma renda muito importante, pois temos atletas indo para fora do Mato Grosso do Sul, com ajuda muito pequena, e essa bolsa estimula os atletas a continuarem treinando e representando o Estado”, apontou Miranda, ontem (28), por telefone. A assinatura da concessão da Bolsa Atleta e da Bolsa Técnico acontece hoje (28), por meio de um drive thru para evitar aglomerações, na Fundesporte.

(Ellen Prudente)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *