Atletas de Wrestling vão à Sergipe para o Campeonato Brasileiro

Nilson Figueiredo
Nilson Figueiredo

Modalidade tem tido grande destaque no cenário local

Mato Grosso do Sul terá quatro atletas no Campeonato Brasileiro Sub-15 e Sub-23 de Wrestling, modalidade também conhecida como luta olímpica. Os competidores embarcam nesta manhã (8) para a competição, que começa no próximo sábado (10), em Itabaiana, no Sergipe.

Luan Alves Cabral, de 14 anos, é o único que estará na classe sub-15, e vai tentar o ouro na categoria de até 57 kg. Já na sub-23, três atletas sul-mato-grossenses estarão competindo. Pedro Samuel da Silva, de 19 anos, lutará no estilo livre masculino até 74 kg, Felipe Gabriel Prado, de 17 anos, vai entrar no combate pela categoria de até 61 kg e Amanda Lima Leal, de 21 anos, lutará no estilo livre feminino, na categoria de até 57 kg.

Sendo a única mulher, Amanda Leal relatou que já foi em diversos campeonatos, e que irá tentar repetir o feito de 2019, no qual conquistou a medalha de ouro, em Cubatão (SP). “Fui campeã três vezes no brasileiro. A expectativa é sempre o lugar mais alto do pódio, e por isso estou treinando muito e me dedicando”, afirmou a atleta, ontem (7), por telefone.

A pandemia fez com que muitos competidores parassem os seus treinamentos, o que resultou em muitas desistências, mas para Amanda esse fator não foi um problema, pois realizava os seus treinos em casa. “Pelo menos uma vez no dia eu fazia o treino sozinha em casa. Em alguns dias até pedi a ajuda da minha família para fazer um treino técnico”, relatou.

O treinador Agnaldo Pereira dos Santos também irá ao local para acompanhar os atletas. Ele é técnico de todos e disse que os quatro têm chances de pódio. “A expectativa é sempre a melhor, trabalhamos duro todos os dias para conseguirmos bons resultados”, pontuou o treinador.

Os campeões da classe sub-15 vão se classificar para o Pan-Americano, que será realizado no México, de 21 a 24 de outubro deste ano, mas ainda sem cidade definida. “Sempre temos o pensamento de ir para outro país, treinar, competir, sempre ajuda no desenvolvimento e aprendizado”, disse dos Santos.

O Wrestling tem crescido no Estado e ganhado força, principalmente no último ano. No começo de junho, Mato Grosso do Sul ajudou a seleção brasileira a conquistar uma medalha de prata no Campeonato Pan-Americano Cadete e Júnior 2021, disputado em Oaextepec, no México. Na classe cadete, Paulo André Gonçalves da Silva faturou a medalha na categoria até 65 quilogramas (kg), estilo livre masculino.

Assíria Daniela Maurício da Silva, ficou na quinta colocação e garantiu a vaga para os Jogos Pan-Americanos Júnior, que acontecerá de 25 de novembro a 5 de dezembro, em Cali, na Colômbia. Pedro da Silva que estará em Itabaiana, neste fim de semana, também participou da competição no México e conseguiu a vaga para a Colômbia.

Texto: Alex Nantes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *