Atleta é esperança de MS em Campeonato no Chile

Os caratecas de Mato Grosso do Sul já fizeram suas primeiras lutas no Campeonato Mundial de Karatê 2019, em Santiago, no Chile. Júlio Garcia, 14 anos, e Thiago Andrade, 15, entraram no tatame, mas foram eliminados na fase classificatória. Agora, a esperança fica por conta de Erick Taira, 19, que luta as 9h (MS) de hoje (26), contra um argentino.

Em entrevista ao jornal O Estado, o técnico do atleta, Arani de Jesus, diz estar confiante. “Ele tem que manter a calma e saber que vai lutar de igual para igual contra qualquer um. Seus golpes de braço são muito fortes e potencializamos seu trabalho de perna. Ele é um dos melhores atletas de chute no Brasil e o chute vale mais pontos”, afirmou.

Erick disputa a categoria sub-21 de Shiai-Kumite (luta). Além da Argentina, compõe a chave atletas de países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Iugoslávia. Para Arani, a disciplina do lutador deixa ele no nível dos demais. “Ele treina diariamente. Seus golpes foram condicionados no planejamento para que ele chegasse nesse mundial na sua melhor forma física e técnica”, falou.

O corumbaense Júlio Garcia ficou em sexto de dez participantes na categoria Kata. Nela, os atletas executam os movimentos em uma luta imaginária, diante dos jurados, e recebem uma nota. Com isso, foi eliminado na etapa classificatória.

Com experiência de ter participado do Pan-Americano que aconteceu este ano no Equador, ele lidera o ranking nacional. Seu técnico, Alessandro Macedo, afirma que durante os treinos, focaram justamente na repetição dos pontos de equilíbrio e postura. “No Kata, qualquer deslize ou forma errada custa caro”, comenta.

Thiago Andrade, natural de Três Lagoas, fez duas lutas pela Shiai-Kumite. Venceu a primeira, por 8 a 0, mas cedeu na segunda e foi eliminado pelo resultado de 3 a 1. O medalhista de ouro no pan e sul-americano comentou a derrota nas redes sociais. “Sai ganhando com 1 a 0 mas infelizmente o meu adversário virou e acabei perdendo. Mas estou feliz mesmo assim por chegar onde cheguei, esse ano foi muito bom para mim”.

De acordo com a diretora executiva da Federação de Karatê de Mato Grosso do Sul (FKMS), Bruna Caruso, as manifestações em andamento no Chile não alteraram a programação do evento. Ao todo, participam da edição 120 países que representam os 5 continentes, com um total de 1700 atletas credenciados. As lutas tiveram início no dia 23 e terminam amanhã (27).

(Texto: Danielle Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *