União Brasil oficializou hoje (14), a pré-candidatura à presidência da República de Luciano Bivar, presidente nacional do partido. Com a decisão, o União Brasil descarta a candidatura do ex-juiz Sérgio Moro, que também tinha pretensões de disputar o cargo pelo partido.
“A Comissão Executiva Nacional Instituidora do União Brasil aprovou na manhã desta quinta-feira, 14 de abril, por unanimidade, a indicação do presidente nacional do partido, deputado Luciano Bivar, como pré-candidato à presidência da República”, destaca a nota divulgado pelo partido e assinada por toda a sua cúpula.
Em nota, o partido anunciou ainda que manterá o diálogo com “demais partidos que compartilham os mesmos ideais e projetos em busca de um nome de consenso”. A União Brasil está em negociação com o MDB, PSDB e Cidadania para o lançamento de uma candidatura única à Presidência.
Para se dedicar a campanha, Bivar irá se retirar da negociação e que assumirá o diálogo será o vice-presidente Antônio de Rueda, juntamente com o líder na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), e o líder do partido no Senado, Davi Alcolumbre (AP).
Candidatura de Moro
Sergio Moro saiu do Podemos nas vésperas do fechamento da janela partidária para se filiar ao União Brasil, sigla que concentra os maiores recursos financeiros e tempo de televisão e surgiu após a fusão do DEM e PSL.
Na ocasião, o ex-juiz afirmou que abria mão “nesse momento” de disputar a Presidência da República, contudo, dias depois voltou a articular seu nome para disputar pelo União Brasil.
Após o anúncio, Moro se manifestou nas redes sociais e disse que segue como um “soldado da democracia”.
O União Brasil escolheu o seu pré-candidato à Presidência, Luciano Bivar. Espera-se que os demais partidos também possam definir, com clareza, os seus pré-candidatos. Sigo como um soldado da democracia, estimulando a composição para romper a polarização politica.
— Sergio Moro (@SF_Moro) April 14, 2022
Com informações da Folhapress.