Cartão de inscrição do Encceja 2025 já está disponível para consulta

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíli
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíli

Provas acontecem neste domingo (2), em dois turnos; documento informa local do exame e condições especiais

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição. O documento, disponível no Sistema Encceja, traz informações essenciais como o número de inscrição, data, horário e local das provas, além de eventuais orientações específicas para quem solicitou atendimento especializado ou uso de nome social.

Embora não seja obrigatório apresentar o cartão no dia do exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os inscritos levem o documento para evitar contratempos.

As provas do Encceja serão aplicadas neste domingo (3) em todo o país, divididas em dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45, com início da prova às 9h e término às 13h. No período da tarde, a entrada será permitida entre 14h30 e 15h15, e as provas ocorrerão das 15h30 às 20h30. Participantes com direito a tempo adicional terão uma hora extra em cada turno.

O exame é dividido por nível de ensino. Para o ensino fundamental, as provas abrangem áreas como ciências, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia, além da redação. Já no ensino médio, os conteúdos incluem química, física, biologia, matemática, língua portuguesa com redação, inglês, espanhol, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia.

Criado em 2002, o Encceja é voltado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular. O desempenho no exame pode garantir certificação do ensino fundamental ou médio, a depender do nível escolhido pelo participante. Os certificados são emitidos pelas secretarias estaduais de Educação ou institutos federais parceiros.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *