Conta de luz atrasada, dívidas no cartão de crédito e boletos vencidos são alguns caminhos para o endividamento que se tornou um problema mais grave durante a pandemia de COVID-19. Para algumas pessoas a sensação é de bola de neve, mas segundo especialistas, com o mínimo de organização, planejamento e um pouco de sacrifício pessoal – é claro –, será possível sair do “gargalo” do vermelho.
Segundo o educador financeiro Jhon Wine, vice-presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), alguns passos são importantes para reequilibrar as contas. Veja algumas dicas:
- Planilha de gastos
Para ter o controle das contas, comece anotando todos os gastos – do cafezinho à prestação do carro – por um período de 30 dias. Dessa forma, é possível saber exatamente para onde o dinheiro está indo.
- Tenha sonhos estabelecidos
Um dos objetivos para 2022 de quem está no vermelho: “vou conseguir sair das dívidas até o fim do ano”. Com essa motivação em mente, eleja as dívidas prioritárias e crie estratégias – por exemplo, o pagamento das contas com mais descontos à vista. Além disso, estabeleça sonhos a serem alcançados no curto, médio e longo prazo. Mas inclua momentos de prazer, de lazer, para não se cansar e acabar fugindo do plano.
- Orçamento organizado
Hoje em dia há diversos aplicativos gratuitos disponíveis para esse fim. Quem preferir, também pode utilizar uma planilha no computador ou uma caderneta de papel. O importante é anotar! Saiba quanto você ganha mês a mês e setorize todos os gastos – como alimentação, saúde, lazer, telefone, entre outros.
- Envolva a família
Este ponto é fundamental. Cada membro da casa pode ajudar com ideias para diminuir as contas ou conseguir mais dinheiro, como um trabalho extra ou venda de itens não essenciais que em desuso.
- Gastos desnecessários
O estilo de vida e as necessidades de cada família vão indicar quais gastos podem ser cortados. Está com dúvidas? Aperte o cinto. Pequenas mudanças de hábitos – como apagar a luz ao sair do quarto, colocar o chuveiro na posição verão e juntar as roupas para usar a máquina de lavar na capacidade máxima – podem fazer diferença no fim do mês.