O levantamento realizado pela Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), identificou que os consumidores que optam pela pesquisa de preços, antes da compra, podem economizar entre 0,39% até 257,53% em alguns itens de higiene pessoal e limpeza. Para a análise, foram visitados 16 estabelecimentos comerciais entre supermercados e atacadistas de diferentes bairros da Capital. Além disso, em três meses e tomando por base 156 produtos pesquisados anteriormente, 101 ficaram mais caros, assim como 54 mais baratos, e apenas um item teve o preço mantido.
Segundo informações divulgadas pela superintêndencia, o item de menor variação (0,39%) foi o desinfetante líquido OMO com 1.750 ml, que no Atacadão custa R$ 12,90 e em dois estabelecimentos, sendo Assai e no Mister Júnior, custa R$ 12,95. Já o item com a maior variação (257,53%) ficou por conta do aparelho de barbear Gillete Ultragrip azul com 2 unidades, que no Supermercado Duarte custou R$ 2,99 e no Carrefour R$ 10,69.
Entre os estabelecimentos, o que apresentou maior número de produtos com maior preço foi o São João, com 33, e nesse item a menor quantidade (1) foi encontrada no Assaí e Atacadão. Com relação a menor preço, a maior quantidade está no Assai (60) e a menor nos supermercados Santo Antônio, Pague Poko e São João, um em cada. O trabalho foi realizado no período de 28 de outubro a 10 de novembro.
(Texto: Michelly Perez )
Veja também: Governo prepara plano para retomar aulas presenciais em 2021