Governo prepara plano para retomar aulas presenciais em 2021

As aulas presenciais da REE (Rede Estadual de Ensino), que estão paralisadas desde o dia 23 de março por conta do novo coronavírus, serão retomadas em 2021. A confirmação veio do governador Reinaldo Azambuja, em coletiva de imprensa realizada ontem (12). Em conjunto com outros órgãos, um grande protocolo de biossegurança para o retorno das atividades será apresentado ainda neste mês, garantindo o retorno com menos riscos de infecção.

Azambuja destacou a participação de outros órgãos para apresentar o plano. “A volta às aulas presenciais no ano que vem já é uma decisão formada, agora, estamos construindo junto ao Ministério Público, Defensoria, Secretaria de Educação e Secretaria de Estado de Saúde um grande protocolo de segurança para relatar como será a volta e como são as organizações desses protocolos”, explicou o governador durante coletiva.

A apresentação dos protocolos para o retorno está prevista para o dia 23 de novembro, durante live da SED (Secretaria de Estado de Educação), em rede social.

Há quase oito meses sem aulas presenciais e em razão da evolução do vírus no Estado, durante esse período, diversas prorrogações da suspensão foram feitas. No mês de setembro, uma audiência pública foi realizada para discutir o possível retorno das atividades na rede pública, mas professores e especialistas defenderam a volta apenas no próximo ano.

Enquanto isso, a REE adotou as Aulas Remotas Vinculantes, alternativa essa que não paralisa o Calendário Escolar e mantém os 210 mil estudantes com aulas virtuais.

Outra medida adotada neste período foi a criação de sites e até mesmo portais para a distribuição de conteúdo para os estudantes. Para a manutenção do contato entre professores e alunos, as escolas também fizeram uso de grupos em aplicativos de mensagens, com a participação dos pais e da comunidade escolar em geral, além da transmissão das aulas pela TV Aberta.

(Texto: Dayane Medina)

Veja também: Beneficiários do auxílio recebem hoje R$ 1,4 bilhão

 

Confira a notícia completa aqui, em nossa versão digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *