A Petrobras elevará o preço médio do diesel em suas refinarias em aproximadamente 2% a partir de quarta-feira (4). Com a alta, o combustível fóssil atingirá cerca de 2,27 reais por litro nas refinarias, o maior valor desde o fim de setembro, quando chegou a aproximadamente 2,29 reais por litro, segundo dados da estatal.
O repasse dos ajustes de preço nas refinarias para o consumidor final nos postos não são imediatos e dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.
A Petrobras tem reiterado que sua política de preços para a gasolina e o diesel segue o princípio da paridade de importação, formada pela cotação internacional dos produtos mais os custos de importadores, como transporte e taxas portuárias, além do câmbio.
Na semana passada, o dólar bateu sucessivos recordes e chegou aos 4,26 reais, acumulando alta de 5,77% em novembro. Na terça (3), a moeda opera em baixa e é vendida a 4,20 reais.
A gasolina, que foi reajustada duas vezes nas últimas semanas (em 2,8% e 4%), dessa vez, se mantém estável. (João Fernandes com Veja e Reuters)