Com a compra de 23 milhões de metros cúbicos de GNL (gás natural liquefeito) por dia, a Petrobras atingiu em 2021 o recorde histórico de importação do insumo, superando o anterior de 20 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia), registrado em 2014. A “meta” diária ocorreu em 1º de outubro do ano passado, quando foram importados mais de 40 milhões de m³.
A informação foi dada hoje (12) pela própria Petrobras. Em 2021, o GNL representou cerca de 30% do total da oferta de gás natural da empresa, sendo considerado fundamental para suprir as demandas contratadas pelos clientes. De acordo com a Petrobras, a marca alcançada representa volume 200% superior ao montante adquirido em 2020, de 7,5 milhões m³/dia.
A Petrobras importa o GNL de países como Trindade e Tobago, Catar e Estados Unidos, por meio de navios especiais que transportam o gás na forma líquida. O insumo volta ao estado gasoso nos terminais de regaseificação e, em seguida, é enviado aos clientes que possuem contratos de comercialização de gás natural celebrados com a Petrobras.
A importação de GNL para atendimento às demandas do mercado nacional de gás também pode ser realizada por outros fornecedores, observou a companhia.
(Fonte: Agência Brasil)