MS terá primeira indústria de etanol de milho em Jaraguari

Mato Grosso do Sul deverá contar com a primeira usina de etanol de milho, que será instalada em março de 2021. Trata-se da Petromar, empresa de Mato Grosso, que pretende gerar 200 empregos formais em diversos municípios. Inicialmente, a usina será instalada em Jaraguari e deve ampliar operações para outros municípios, como Costa Rica. Além da usina, o grupo pretende empreender em áreas de energia renovável, como o biogás e os painéis fotovoltaicos.

A vinda da empresa, por meio de parceria com o governo estadual pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), está avançada e aguarda as últimas licenças do Corpo de Bombeiros e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) para iniciar a construção da Destilaria Pioneira.

De acordo com o presidente da Petromar, Celso Carlos Silva, a indústria deve gerar ao menos 200 empregos diretos e tem previsão de expandir para municípios da região norte. “Vemos um Estado muito promissor para o desenvolvimento e um ótimo trabalho dos secretários da Semagro, Jaime Verruck, e do secretário adjunto, Ricardo Sena. Mato Grosso do Sul se destaca no Centro-Oeste pela produção de milho e, por este motivo, optamos pela abertura de uma indústria no Estado. Nossa meta é a produção diária de 200 mil litros por dia de etanol de milho”, explicou Celso.

A grande vantagem do etanol feito de milho é que o grão pode ser armazenado e usado conforme as necessidades da indústria. Além do etanol, a indústria trabalha na produção de ração para animais, óleo de cozinha e outros derivados do milho. A meta é de atender a demanda local dos produtores e ainda investir na exportação.

 

(Texto: Da redação)

Veja também: Setor imobiliário segura reajuste nos aluguéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *