O ministro das Comunicações, Fábio Faria, estima que a quinta geração de internet (5G) pode ter um resultado de US$ 1,2 trilhão em investimentos diretos e indiretos no país, motivo pelo qual ele tem buscado dar agilidade ao processo que resultará no leilão das faixas destinadas à nova tecnologia.
Segundo ele, um outro fator que deve ser considerado é o avanço que o 5G proporcionará em termos de inclusão digital e social. “O Brasil não pode ficar para trás (nesse processo)”, disse Fábio, destacando que o setor de telecomunicações é prioridade da pasta.
De acordo com Faria, com a internet 5G, “o problema de cobertura será eliminado do Brasil”. As declarações foram feitas durante a abertura do seminário Painel Telebrasil 2021.
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo de Morais, estimou que a chegada do sinal de 5G renderá R$ 160 bilhões em investimentos no país nos próximos 20 anos, considerando o valor das faixas ofertadas ao mercado e os compromissos que serão assumidos pelas operadoras. A declaração ocorreu hoje durante abertura do Painel Telebrasil.