Intenção de consumo em setembro é menor que há um ano atrás

Comportamento das famílias mostra que consumo deve cair mais até dezembro

A ICF (Intenção de Consumo das Famílias) da Capital cresceu em setembro, na comparação com os dados obtidos em agosto, foi o que revelou o levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O índice passou de 95,6 no mês anterior para 97 pontos. Contudo, na comparação com os dados registrados no mesmo período de 2018, o índice ainda está abaixo do registrado no período, e para os próximos meses a 29,3% afirmam que consumirão menos que no mesmo período de 2018, o que pode representar em uma nova queda da recuperação.

Segundo o relatório, 31,8% dos participantes da análise apontaram o momento como bom para aquisição de bens duráveis, já para outros 55,4% o momento não é propício para tal. Quando questionados sobre o nível de consumo, 21,3% afirmam comprar mais, mas para aqueles que decidem por ‘apertar o cinto’ a porcentagem chega aos 41,6%. Contudo, para 29,4% dos participantes, a renda atual foi definida como melhor, seguida por 51% que definiram a renda como igual à do ano passado, e outros 19% que opinam estar pior.

O mesmo estudo apontou que nos itens que registraram queda na variação mensal, estão: a perspectiva de Consumo (-3,2%), a compra a prazo, ou o acesso ao Crédito (-1,4%) e a perspectiva profissional (-0,9%). Com isso, a expectativa para os próximos meses, é de que apenas 9,8% consumirão mais, o que representa uma pequena parte, já que para outros 29,3% dos participantes os próximos meses serão de corte de gastos na comparação com o ano passado. Dentre um dos fatores que possa ter contribuído para essa baixa expectativa está a dificuldade em se obter crédito, pois, 24,6% afirmam que a obtenção deste recurso está mais difícil que no ano passado.

Mesmo assim, a esperança por meses melhores e por uma retomada da perspectiva profissional é no que se apoiam 56,2% dos questionados, valor menor que os 32,4% que não acreditam do mesmo modo. Tal esperança, foi o que proporcionou aos comerciantes da região central da Capital uma retomada dos ganhos após a realização da “semana da Pátria”, segundo o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.

“De agosto para setembro tivemos avanço e uma ação que se mostrou exitosa para o comércio foi a ‘Semana da Pátria’, com promoções no varejo”. Segundo a Sondagem do Sindivarejo-CG (Sindicato do Comércio Varejista/CG) realizador da Promocentro, entre os dias 05 e 10 de setembro revelou que 79,34% dos lojistas pesquisados da Região Central de Campo Grande, tiveram retorno financeiro com a Semana da Pátria. (Michelly Perez)

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