Intenção de consumo das famílias registra novo crescimento em agosto

Divulgação
Divulgação

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande registrou um novo aumento neste mês de agosto, comparado a julho, ficando em 104,9 pontos ante os 102,2 do mês anterior, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os sete indicadores apurados apresentaram índice positivo. Entre as maiores variações estão o momento para duráveis (11,5%), a perspectiva de consumo (3,8%), seguido pela perspectiva profissional (2,7%) e a renda atual (2,3%).

A pesquisa aponta que 58% dos consumidores ouvidos estão mais seguros em relação à situação atual do emprego, em comparação ao ano passado, e a maioria (59,6%) tem uma perspectiva profissional positiva para os próximos seis meses. Já em relação à renda atual, 55,7% afirmam que está igual ao ano passado e 44,4% dos entrevistados estão comprando a mesma coisa, em relação ao mesmo período de 2022.

“A pesquisa sinaliza uma retomada do otimismo das famílias em relação às suas perspectivas de consumo. Os recentes programas de renegociação de dívidas podem ter contribuído para esse aumento na intenção do consumo, por ter devolvido o poder de compra dos consumidores, e também tem o reflexo das compras referentes ao Dia dos Pais”, afirma a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira.
Pesquisa – A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICF de agosto/2023 foram coletados nos últimos dez dias do mês de julho/2023.

Leia mais: “Intenção de consumo” na Capital em alta 

“Intenção de consumo” na Capital em alta

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *