Importação de agrotóxicos aumenta 36% em 2019

As importações brasileiras agro-químicas aumentaram 36% no primeiro semestre de 2019 na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. Foram comprados no exterior um total de US$ 1,11 bilhão em defensivos agrícolas. Em volume, o aumento foi de 24%, de acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Os fungicidas foram os produtos com maior crescimento nas importações, com expansão de nada menos que 60% em Dólares norte-americanos, sobre o ano anterior. De acordo com o Consórcio Antiferrugem, o aumento ocorre devido ao avanço da ferrugem asiática da soja, que é o maior e pior problema enfrentado pelos produtores rurais brasileiros nessa cultura.

De acordo com especialistas, essa disparada na importação de defensivos agrícolas este ano se deve a uma reposição de estoques , que estavam muito baixos na temporada anterior. Segundo ele, para melhorar seus balanços, as indústrias elevaram o fornecimento de produtos para as distribuidoras nos últimos anos, deixando o mercado bastante abastecido. Os fungicidas foram os produtos com maior crescimento nas compras externas, com expansão de 60%. (Com informações da Agrolink/Da redação)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.