Fique atento: Receita abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda

Superintendência da Receita Federal, em Brasília. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Superintendência da Receita Federal, em Brasília. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cerca de 175 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com a União receberão R$ 285 milhões na próxima semana. A Receita Federal abre amanhã (23) consulta ao lote residual do DIRPF (Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) relativa ao mês de dezembro.

A consulta pode ser feita a partir das 9h (horário de MS) desta quinta-feira, na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 30 de dezembro, na conta informada na declaração do Imposto de Renda. O lote contempla tanto restituições da malha fina deste ano como de anos anteriores. Ao todo, 174.482 contribuintes deste ano são participantes.

Aquele contribuinte que participa da restituição e não estiver na lista deverá entrar no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e tirar o extrato de declaração. Se verificar pendência, poderá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Caso a restituição não for depositada na conta informada – em uma conta desativada, por exemplo –, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades). O 0800-729-0088 é exclusivo para deficientes auditivos.

(Fonte: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *