Estado minimiza impactos do coronavirus no turismo em MS

A atividade do turismo em Mato Grosso do Sul deve voltar à sua normalidade somente no segundo semestre deste ano, em razão da pandemia causada pelo coronavirus, mas o Estado se beneficiará com um novo cenário que se desenha.

Dentro dessa perspectiva, a Fundação de Turismo do Estado (Fundtur/MS) prepara três fortes campanhas promocionais, para lançamento em momento oportuno, e ainda esta semana publica editais de promoção de eventos para 2021, com o apoio do Ministério do Turismo e do Sebrae.

Bruno Wendling adiantou que além das ações de suporte ao trade turístico, o Governo do Estado, por meio da Fundtur, encaminhou ao Ministério do Turismo o pedido de medidas emergenciais para minimizar os efeitos da crise nas empresas do setor.

Em reuniões virtuais, inclusive com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Fornatur elencou quais são as ações prioritárias neste momento.

“Queremos novas facilidades de crédito e não as que estão em vigor agora. Também sobre taxas e impostos, tarifa mínima de energia e inclusão do BNDES no Fungetur de modo que os recursos disponíveis aumentem, pois acreditamos que R$ 300 milhões é muito pouco para o turismo no Brasil”, afirma Wendling.

Entre as medidas, cita a necessidade de auxílio no pagamento da folha durante pelo menos quatro meses e que o crédito seja também acessível a quem está negativado. Lembrou que algumas das medidas de crédito já anunciadas não chegam a ser novas e reitera que é consenso entre os secretários que os bancos precisam ir além.

Outra ação considerada primordial pelo Fornatur é uma campanha de estímulo às viagens domésticas encabeçada pelo ministério, em um momento oportuno pós-crise, quando seja realmente seguro se deslocar. “Isso deve ocorrer em um ou dois meses. Pedimos que a estratégia seja conjunta com os estados e que a gente participe do processo de construção para que, no segundo semestre, o turismo possa seguir a sua vida”, finaliza.

Novo perfil do turista

Na retomada dos deslocamentos dos turistas, a Fundtur/MS aposta em mudanças no perfil desse segmento, com os brasileiros buscando passeios em família e destinos próximos e pouco densos, optando por contemplação da natureza às praias lotadas.

As campanhas de promoção do destino, em desenvolvimento, vão focar o turista interno e o nacional, estimulando o sul-mato-grossense a conhecer as belezas naturais do Estado e as viagens domésticas.

(Texto: João Fernandes com assessoria)

 

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