Entidade alerta para alta no custo do plantio de soja

Um estudo divulgado, nesta semana, aponta para o aumento de 0,13% no custo total de produção de sojha, no comparativo entre os meses de outubro e setembro. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, a variação representa o ônus de R$ 3.908,04/hectare.

“Quando comparado ao fechamento da safra 2018/19 esse valor é 7,70% maior. O preço oferecido ao produtor pelo grão também vêm apresentando aumento ao longo das safras, sendo que, o preço ponderado pela comercialização até o mês de setembro deste ano está 1,04% maior que no mesmo período do ano anterior”, explica o IMEA.

“Se comparado com o aumento nas despesas, a alta nas cotações da oleaginosa é menos significativa e, desta forma, a margem do produtor continua apertada. Vale ressaltar que a receita obtida cobre os custos variáveis em todos os momentos analisados. Neste momento, a atenção do produtor está voltada para a realização de bons negócios, visto que ainda restam 63,97% da safra 2o19/20 para ser comercializada”, conclui o instituto.

(Texto: Danilo Galvão com informações do Agrolink)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *