Em novembro, 3.923 empresas foram abertas em MS

Mato Grosso do Sul contabilizou a abertura de 3.923 empresas em novembro deste ano, segundo o Mapa de Empresas, ferramenta virtual disponibilizada pelo Ministério da Economia. Deste total, 3.732 foram para empresas matrizes e 191 para filiais. Segundo o Ministério da Economia, no mesmo período o Estado registrou a extinção de 974 empresas, sendo 886 matrizes e 88 filiais. Além disso, o destaque entre os setores econômicos com maior número de empresas fica por conta comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e do segmento de promoção de vendas.

O mesmo levantamento indicou que, somente na Capital, pelo menos 1.778 empresas foram criadas no mês de setembro, sendo 1.725 matrizes e 53 filiais. No mesmo período o total de extinções somou 438 empresas, sendo 415 matrizes e 23 filiais. O destaque ficou por conta do segmento de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, promoção de vendas e cabeleireiros, manicure e pedicure.

A lista com os principais setores econômicos com maior número de criação de novas empresas no Estado também é formada, pelas seguintes atividades: cabeleireiros, manicure e pedicure, obras de alvenaria, fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares e o comércio varejista de bebidas.

Quanto ao tempo necessário para a abertura, no Estado, o tempo foi de 1 dia e 17 horas. Por sua vez, o tempo de viabilidadde de empresas foi de 16 hras, acompanhado pelo tempo de registro de empresas, que totalizou 1 dia e 1 hora. Na Capital foram necessários 1 dia e 4 horas, sendo que apenas 8 horas foram destinadas para a viabilização, e o registro de empresas foi realizado em pelo menos 20 horas.

No Brasil, até novembro foram contabilizadas 19,7 milhões de empresas ativas. Destas, 298 mil foram abertas em novembro de 2020; sendo que 40% delas conseguiram ser registradas no prazo inferior a um dia. No mesmo mês, 88.638 fecharam – o que resulta em um saldo de 202 mil empresas a mais do que foi registrado em outubro. O tempo médio para abrir um negócio no país é de 2 dias e 19 horas. Entre as atividades econômicas que mais tiveram empresas abertas em novembro estão as de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (20.196 empresas abertas), seguidas de promoção de vendas (13.002); cabeleireiros, manicure e pedicure (11.180); obras de alvenaria: 8.975); e fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (8.662 empresas abertas).

(Texto: Michelly Perez)

Veja também: Pesquisa pode garantir economia de até R$57 na ceia natalina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *