Compras pela internet crescem 10% em dezembro

Para o varejo, a situação se reverte e compras físicas apresentam queda de 47%

Em tempos de pandemia, onde se faz necessário o isolamento social, o e-commerce tem sido um grande aliado para aqueles que preferem agilidade e querem evitar aglomerações. No mês de dezembro, os sul-mato-grossenses fizeram com que as compras feitas pela internet crescessem 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio de Mato Grosso do Sul (IPF-MS). Em contrapartida, as vendas físicas para o Natal tiveram queda de 47%, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG).

“Isso pode estar bastante associado a pandemia, uma vez que as pessoas começaram a comprar pela internet durante esse momento”, explica Daniela Dias, economista do IPF-MS.

Ainda de acordo com a profissional, na Black Friday cerca de R$ 100 milhões foram antecipados para as compras de Natal. Com isso, 25% das pessoas compraram ou pretendiam comprar pela internet, o que pode resultar em R$ 25 milhões em compras on-line.

Um exemplo de loja que aumentou a demanda por compras on-line foi a “Mestre Cuca Presentes”. A venda é feita por Facebook, WhatsApp e Instagram. Segundo a proprietária Daniela Conchin, de novembro para dezembro as vendas subiram totalmente. “Aumentaram 100%. Em relação às compras on-line, eu acredito que para algumas pessoas têm sido sim a melhor alternativa, principalmente, por causa da pandemia. As pessoas têm a comodidade da entrega em mãos, de tratar e fazer perguntas sobre o produto na hora da negociação”, relata.

Outra loja é a Casas Bahia, do Shopping Bosque dos Ipês. De acordo com o gerente, que preferiu não se identificar, a modalidade de compras on-line está sendo bastante procurada pelos clientes, chegando a dobrar o rendimento da empresa. “Os clientes aproveitam o melhor preço da internet com a disponibilidade imediata do produto. A utilização do Whats foi uma virada de página nas vendas on-line das Casas Bahia, ela dobrou seu faturamento”, enfatiza o responsável.

(Texto: Izabela Cavalcanti)

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