Clima é favorável para safra de soja em Mato Grosso do Sul

Dezembro começou com acumulados significativos de chuva em Mato Grosso do Sul, e a meteorologia indica a continuação dessas condições climáticas para a região centro-oeste do País. Isso é um bom sinal para os produtores que acabaram de concluir o plantio da soja safra 2019/2020.

Com o plantio 100% concluído, a estimativa de área plantada está mantida em 3,163 milhões de hectares pela Aprosoja/MS, com crescimento de 6%, produção em 9,9 milhões de toneladas, e produtividade média de 52,19 sacas por hectare. O momento é de monitorar as condições climáticas para atingir os resultados esperados.

Na visão da especialista do Cemtec, Francine Rodrigues, por enquanto o cenário é positivo para a safra 2019/2020. “As condições beneficiam a soja. As chuvas estão estimadas acima da média e temperatura ligeiramente abaixo da média até março 2020”.

Dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), indicam que áreas de instabilidades se formaram sobre o Estado, e já foram registrados acumulados de 74 milímetros. Para os próximos dias do ano, as mesmas condições devem permanecer, e o volume total esperado para dezembro é de 225 milímetros para todas as estações meteorológicas de MS. (João Fernandes com Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *