Caixa atualiza calendário do Pis/Pasep e abono salarial estará disponível até dezembro

Dinheiro, Real Moeda brasileira - Foto: José Cruz / Agência Brasil
Dinheiro, Real Moeda brasileira - Foto: José Cruz / Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal disponibilizou o saque do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) de 2022 (relativo ao ano-base 2020) para todos os trabalhadores, incluindo os nascidos em dezembro. Anteriormente o saque estava disponível até o dia 31 de março. Agora o fim do calendário de 2022 será no dia 29 de dezembro.

Ao fim desse prazo as parcelas não pagas serão devolvidas ao Ministério do Trabalho e Previdência. De acordo com a Resolução 838, de 24 de setembro de 2019, o trabalhador que deixar de sacar o abono na data referida, tem o direito assegurado pelo prazo de cinco anos mas será preciso esperar a abertura do próximo calendário.

O abono salarial é um benefício para trabalhadores de empresas públicas e privadas que receberam em média até dois salários mínimos de remuneração nos últimos 12 meses. O valor máximo do benefício é um salário mínimo, R$ 1.212,00. A data do pagamento varia de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.

Para ter direito ao abono é preciso ter trabalhado de forma remunerada por pelo menos 30 dias, ter recebido, em média, até dois salários mínimos durante o ano-base considerado para o cálculo do abono e  que os dados tenham sido informados pelo empregador corretamente no Rais/e-social (Relação Anual de Informações Sociais).

A consulta do benefício pode ser feita nos aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador, aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo site www.gov.br e pelo telefone 158.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *