Volume de chuvas no mês de janeiro ficou abaixo da margem histórica na maior parte de Mato Grosso do Sul , aponta o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). Em outras regiões, precipitações superaram a média climatológica.
De acordo com informações do Centro de Monitoramento, em grande parte do Estado, o volume teve (valores abaixo de 75%), principalmente nas regiões pantaneira e centro-sul das regiões centro-norte e sudoeste do estado, com chuvas acumuladas que variam entre 0 – 150 mm.
A coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes explica que essa situação ocorreu devido a atuação de massas de ar seco e quente (bloqueios atmosféricos). Por outro lado, nos municípios da região leste observou-se chuvas acima da média climatológica, com valores que variaram entre 150 a 300 mm devido a passagem de perturbações atmosféricas, aliado ao transporte de umidade e aquecimento diurno”.
Levantamento do Cemtec com base nos dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Semagro, mostram os acumulados de chuva registrados em Mato Grosso do Sul. “Observa-se que 9 municípios apresentaram chuvas acima de 100 mm. Porém, houve municípios que observou-se chuvas abaixo de 50 mm”.
(Com assessoria)