SES investiga 6 casos de reinfecção por coronavírus no Estado

Desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul já descartou 12 casos de possíveis reinfecções por COVID19, conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Agora, seis casos ainda estão em investigação no Estado, sendo dois na Capital.

Os municípios de Coxim, Dourados, Naviraí e Antônio João possuem um caso de reinfecção em investigação cada. Segundo a infectologista e integrante do COE (Centro de Operações de Emergência Coronavírus) Mariana Croda, para um caso ser suspeito de reinfecção é preciso seguir uma série de critérios preconizados pelo Ministério da Saúde. “É preciso ainda que exista um intervalo de, pelo menos, 90 dias entre os dois testes positivos”, reiterou.

No Brasil, ainda não há casos de reinfecção comprovada. No mundo, houve a confirmação de casos de COVID-19 pela segunda vez em 26 pessoas, nos Estados Unidos, na Bélgica, Holanda, em Hong Kong e no Equador. Segundo a SES, quando surge uma suspeita do tipo, os laudos são encaminhados para análise dos infectologistas de referência da secretaria.

A servidora pública Keila Flores relatou que a primeira vez que apresentou os sintomas de coronavírus foi em 9 de setembro. Conforme a servidora pública, após seu marido ter o diagnóstico positivo para COVID-19 neste mês, em seguida, ela começou a apresentar os sintomas novamente.

Flores ressaltou que realizou os testes para diagnóstico de coronavírus nas duas vezes em que manifestou os sintomas, ambos positivos para COVID-19. “Eu achei que como já tinha pego, não aconteceria de novo. O psicológico ficou bem abalado e estou passando por uma reavaliação agora. Para os médicos, também é uma surpresa casos de reinfecção em tão pouco tempo”, afirmou.

(Texto: Mariana Moreira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *