A previsão para a semana, entre segunda (25) e quinta-feira (28), indica chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, chuvas mais intensas acompanhadas de rajadas de vento, principalmente nas regiões centro-norte, leste, pantaneira e bolsão.
Ressalta-se a atenção para as regiões norte e nordeste, que já vem ocorrendo chuvas nos últimos dias, pois há probabilidade para acumulados de chuvas significativos, acima de 40 mm/24 horas.
Espera-se elevação gradual das temperaturas ao longo da semana, com máximas que podem atingir os 34°C, principalmente na região sudoeste do estado.
Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 20-22°C e máximas de até 29°C. Os ventos atuam de leste/sudeste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
Nas regiões sul, sudoeste e sudeste, a previsão indica tempo mais firme, com sol e variação de nebulosidade, porém com menor probabilidade para pancadas de chuvas. Tanto o tempo mais firme quanto a possibilidade de pancadas de chuvas são influenciadas pela alta pressão atmosférica.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 18-22°C e máximas de até 32°C nas regiões sul, sudeste e leste do estado. Para as regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 23-25°C e máximas de até 34°C,
principalmente na região de Porto Murtinho. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 21-23°C e máximas de até 28-29°C.
As instabilidades atmosféricas são favorecidas pelos ventos úmidos do quadrante leste, oriundos do anticiclone centrado no oceano Atlântico. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a convergência de umidade.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram