Prefeita de Sidrolândia aprova lei de absorventes gratuitos para mulheres

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook

Mais de nove mil mulheres podem ser beneficiadas pela ação

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, sancionou o projeto de lei da vereadora Joana Michalski, aprovado pela Câmara Municipal, que institui a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda, além de estudantes das escolas municipais.

Segundo a prefeira, a lei será regulamentada em 120 dias com previsão do início da distribuição a partir de 2022. O absorvente será incluído na cesta básica, como item de higiene pessoal das 300 famílias atendidas pela Assistência Social.

A base para definir o público-alvo que receberá os absorventes é o Cadúnico, onde estão inscritas famílias em vulnerabilidade social. São 9.913 famílias inscritas, sendo que 92,2% são do gênero feminino.

A prefeita Vanda Camilo inclui no seu programa de Governo ações desta natureza, destinadas a combater a chamada violência menstrual. O programa será custeado com recursos próprios do município.

“Estamos trabalhando para estruturar a clínica da mulher e esta questão da dificuldade de acesso que muitas mulheres têm para comprar absorventes é uma política pública necessária “, comenta a prefeita.

A distribuição de absorventes, segundo a prefeita, é parte de um conjunto de ações que o município desenvolverá com participação de várias secretarias e da Coordenadoria da Mulher, para conscientização sobre o ciclo menstrual, combater a desinformação e tabus a respeito da questão e promover ação integral à saúde da mulher.

Assessoria

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.