Pelo segundo ano, Capital ganha título por preservação de árvores

Nilson Figueiredo
Nilson Figueiredo

Com mais de 49.738 mudas plantadas até o ano passado, Campo Grande foi reconhecida internacionalmente por conta da preservação das florestas urbanas. Pelo segundo ano consecutivo, a Capital foi considerada uma Tree Cities of the World – “Cidades Árvore do Mundo”.

O título representa o programa fundado pela The Arbor Day Foundation e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) a fim de reconhecer cidades ao redor do mundo que se comprometeram a cultivar e manter suas florestas urbanas. Nesta edição, 120 cidades e 63 países receberam o reconhecimento.

“É o reconhecimento mais importante que tem hoje no mundo para esse assunto. Hoje, nós somos líderes mundiais no termo de eficiência na questão da manutenção, da preservação e conservação das nossas florestas urbanas”, ressaltou a superintendente de Fiscalização e Gestão Ambiental da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), Gisseli Giraldelli.

Segundo a Semadur, para compor a rede Tree Cities of the World, as cidades devem preencher requisitos com relação a ter setor responsável especificamente pela arborização, possuir políticas e arcabouço legais regentes para a proteção e manutenção da sua floresta urbana, realizar inventários, estudos e planos em longo prazo para implantação e manejo de arborização, investir orçamento anual para o manejo arbóreo e realizar ao menos anualmente a celebração do dia da árvore, como medida para conscientizar a população. O reconhecimento se refere às ações realizadas em 2020.

Ações para preservação das árvores

De acordo com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), de 2017 a 2020 foram plantadas 49.738 mudas de árvores em Campo Grande e 48.280 foram distribuídas. Nesse período, a região do Segredo foi a que mais teve árvores plantadas, sendo 15.365.
Texto: Mariana Ostemberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *