Pela vacina, pessoas amanhecem em USF e brigam por fila

Pessoas amanhecem no posto para garantir vacina
Roberto Arana

A procura pela vacina da COVID-19 continua intensa em Campo Grande e, mesmo com as doses disponíveis para o público jovem, pessoas de todas as idades tem ido até as USFs (Unidades de Saúde da Família) para garantir a primeira ou segunda dose do imunizante. Com isso, as pessoas tem enfrentado horas de fila e até gerando briga por lugar.

Conforme um leitor do jornal O Estado Online, na USF do bairro Serradinho, às 9h, já haviam pessoas na fila para pegar a ficha da vacina que será disponibilizada às 13h. A falta de organização dos populares gerou discussão por lugar na fila.

“Eu cheguei aqui 9h15 e já tinha quatro pessoas na minha frente. Conforme as horas foram passando, o número só aumentava quando saiu uma briga entre as mulheres por conta de lugar. Uma apontou a outra afirmando ter chegado primeiro e foi aquela confusão”, contou.

A preocupação das pessoas que buscam a unidade de saúde é que a senha só é entregue no período da tarde, mas a fila começa logo cedo.

“A gente tem que quase dormir na beira do posto para conseguir a dose da vacina, pois vem um número muito pequeno que não dá pra metade do povo que espera cerca de quatro horas no sol, em pé”, lamentou outro leitor, que também preferiu não se identificar.

 

Os locais de vacinação abrem à tarde

Nesta terça-feira (17),  a Prefeitura de Campo Grande dá continuidade a vacinação contra a COVID-19 para adolescentes de 15 anos e aplica a segunda dose de Comirnaty-Pfizer, AstraZeneca-Oxford-Fiocruz ou Coronavac-Sinovac-Butantan.

Conforme calendário divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), devem receber a dose de reforço quem se vacinou com a Pfizer até o dia 20 de junho ou com a AstraZeneca até o dia 18 de junho, além de quem tomou a primeira de CoronaVac até o dia 20 de julho.

A Sesau reforça a orientação para que os adolescentes compareçam aos locais de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis legais e ambos devem apresentar os documentos comprobatórios de vínculo familiar, como certidão de nascimento, tutela ou outro documento que indique a filiação. (com João Fernandes)

Onde se vacinar ?
Drive-thru Ayrton Senna – 
12H30 às 22H
Drive-thru Albano Franco – 12h30 às 22h
Drive-thru Cassems – 
12H30 às 22H
Drive-thru UCDB – 12H30 às 22h
Guanandizão – 12H30 às 22H
Seleta – 12H às 16H45
Unidades de saúde – 13H às 16H45

Confira mais notícias do jornal impresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *