Novas unidades de saúde atenderão mais de 11 mil na Capital

A prefeitura entregou na última semana duas unidades de saúde, nos bairros Zé Pereira e Dom Antônio Barbosa, beneficiando cerca de 11,5 mil moradores. A construção da USF (Unidade de Saúde da Família) Dr. Jurandyr de Castro Coimbra, no Zé Pereira, teve início em 2012, mas foi paralisada por várias vezes. O novo prédio conta com três equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) e atende cerca de 8 mil pessoas da região, com atendimento médico, odontológico, de enfermagem, entre outros atendimentos e serviços de saúde.

No bairro Dom Antônio Barbosa a UBSF (Unidade Básica de Saúde e da Família), nova unidade, vai beneficiar mais de 3,5 mil pessoas da região também com atendimento médico, odontológico e de enfermagem.

A construção da unidade foi iniciada em novembro do ano passado, e dispõe de sala de pré-natal, puericultura, consultas médicas, serviço social, copa, almoxarifado, farmácia, sala de agentes comunitários, sala de pré e pós-consulta, sala de procedimentos, sala de inalação, consultórios, sala de curativos, central de material e esterilização, consultório odontológico, sanitários e auditório.

Para a moradora Edivania Pereira, de 19 anos, a construção é um ganho para a comunidade. “É uma conquista muito grande. Hoje a unidade mais próxima é a do Parque do Sol que atende cinco bairros. Com a ativação desta nova UBSF vai ajudar desafogar a outra, além de diminuir idas à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário, que é a mais próxima da região.

Eleni Cassiano de Oliveira, de 49 anos, é proprietária de um depósito de materiais de construção no bairro e comentou que a unidade vai facilitar o acesso aos serviços de saúde. “Recebemos a unidade de bom grado. Ela vai ajudar muito, esperamos um atendimento de melhor qualidade para a população”, disse. (Dayane Medina e Taynara Foglia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *