Mulheres quilombolas ganham 11 notebooks para estudar

WhatsApp Image 2021-06-24 at 15.22.19

Uma vaquinha virtual foi elaborada por 11 mulheres quilombolas de Furnas do Dionísio para poderem comprar notebooks e estudarem. Elas estão divididas em duas universidades, nove são acadêmicas da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e duas da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). Nesta sexta-feira (25), às 09h30, o material será entregue por uma concessionária de Campo Grande que decidiu fazer a doação dos equipamentos essenciais em tempos de pandemia.

A vice-presidente da Associação de Furnas do Dionísio, Vera Lúcia, é uma das acadêmicas e explica como tudo aconteceu porque além dos frutos do total da vaquinha solidária de 3.790 mil reais, elas receberam dois PCs e um notebook usados. “A Águas Guariroba tem o programa ‘Respeito Dá O Tom’ voltado a cotas raciais que se desenvolve em escolas municipais de Campo Grande, que inclusive a nossa comunidade já participou e foi classificada. Assim, a concessionária entrou em contato por meio da coordenadora Keila que conversou com a gente, levantou nossa necessidade e a doação veio por meio do programa”, explicou Vera.

Com o dinheiro da vaquinha e arrecadação que a gente fez por meio de rifas e outras ações, vamos investir na educação. “Vamos comprar uma máquina de xérox para o grupo e para quem está estudando. Temos muito necessidade de tirar cópias. Vamos montar uma sala com os computadores e estudar. Vamos fazer uma parceria para ajudar outros acadêmicos que não terminaram seus cursos, mesmo estudando online, porque ficaram devendo algumas parcelas. Então, vamos pagar para elas pegarem os diplomas”, revela.

educação

Vera também quer, junto com o grupo, ajudar outras pessoas a entrarem na faculdade. “A gente fica muito feliz com toda a repercussão. Foi uma ideia e um desejo meu e elas acataram. Como na vida tem muito sacrifício e as pessoas ficam sempre criticando, achamos que só lá pelo final do ano a íamos conseguir. Mas, conseguimos de imediato e ficamos muito felizes. Ganhamos antes da vaquinha também 1 notebook novo da Conaqui (Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas) disponibilizado para uma das estudantes”, finalizou.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

3 thoughts on “Mulheres quilombolas ganham 11 notebooks para estudar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.