MS prioriza estoque de vacina contra COVID para aplicação de terceira dose

Terceira dose

Todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul começaram hoje (27) a aplicação da dose de reforço da vacina da COVID-19 em idosos. Ontem (26), o Estado recebeu um novo lote com 81.440 doses de imunizante, no qual 70% será utilizado para vacina em público da terceira idade e 30% para atender o os jovens.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, como Mato Grosso do Sul está adiantado nas aplicações das vacinas e já atingiu 50% do público jovem, e as doses que estão chegando serão divididas para imunização por faixa etária e terceira dose.

“Não vieram doses para reforço. As novas doses que chegaram já começamos utilizar para adotar a estratégia de ampliação de imunização, conforme a recomendação dos especialistas”, explicou.

Ainda segundo o secretário, pelo avanço da imunização no Estado, a saúde optou em não esperar até o dia 15 de setembro para iniciar a dose de reforço.

“Nós já avançamos em todas as cidades com a vacina para o público acima dos 18 anos, enquanto outros estados não saíram do público de 20 anos, com isso, não íamos ficar quase 20 dias parados tendo estrutura e equipe para essa dose de reforço, apenas gerando custos, 15 de setembro parecia uma data muito distante, e nossa realidade de óbitos indica a necessidade desse reforço”, enfatizou o secretário.

Neste momento, apenas os idosos e idosos de instituição de longa permanência serão imunizados. “A previsão é avançar a vacinação para os imunossuprimidos. Haverá uma alteração na resolução, para que ainda hoje seja liberada a imunização para este grupo, conforme solicitado pelo Ministro da Saúde”, declarou Geraldo.

O secretário explicou que cada município vai adotar a melhor forma para aplicação da terceira dose. “Há cidades que vão vacinar a partir dos 90a nos, outras que vão imunizar a partir dos 80, cada município constrói seu calendário.

 

Confira mais notícias no jornal impresso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *