O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta com duração até o final da manhã de sexta-feira (11), para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
A previsão para o final de semana, entre sexta-feira (12) e domingo (14), indica tempo com sol, principalmente nas primeiras horas do dia, seguido de aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões norte, centro e oeste do estado.
Essas instabilidades atmosféricas ocorrem devido a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, aliado a combinação de calor e umidade.
Além disso, o deslocamento de cavados (áreas alongadas de baixa pressão atmosférica) e uma frente fria oceânica favorecem a formação de nuvens e chuvas no Mato Grosso do Sul.
Em grande parte do estado, as temperaturas máximas variam entre 28-30°C. Por outro lado, a metade leste do estado (incluindo nordeste e sudeste do MS) podem ter temperaturas mais elevadas, com máximas entre 32-34°C.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 28-30°C para a região sul. Nas regiões sudoeste, norte e pantaneira esperam-se mínimas entre 23-25°C e máximas entre 28-31°C. Para as regiões sudeste, bolsão e leste do estado esperam-se mínimas entre 23-25°C e máximas de até 33-34°C.
Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 28-30°C. Os ventos atuam entre o quadrante norte e leste com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
Com informações Cemtec-MS
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram