Mato Grosso do Sul vai receber um novo lote de vacinas para imunização contra a Covid-19 nesta segunda-feira (10). A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde, deve chegar no Aeroporto Internacional de Campo Grande às 18h30 e contém 14.040 doses do imunizante da Pfizer.
Desta vez, os imunobiológicos serão distribuídos para todos os municípios, segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. “Quando recebemos o primeiro lote da Pfizer, a vacina ficou só em Campo Grande. Agora, vamos ampliar a distribuição desse terceiro imunizante para os 79 municípios, com as devidas orientações aos gestores municipais”, destacou.
A recomendação do Ministério da Saúde era de que o imunizante da Pfizer fosse aplicado apenas nas capitais porque o produto exige uma refrigeração extrema se comparado com outras vacinas. Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas à temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.
As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. (Com informações da Agência Brasil e Portal MS)