Mineradoras fazem testes sobre rompimento de barragens

Moradores de Corumbá ficaram em estado de alerta na última segunda-feira (26), por conta de ouvirem o barulho de sirenes de mineradoras que atuam na região, uma preocupação que fez inclusive o Estado Online ser acionado para apuração quanto ao assunto: se seria fato ou boato. A reportagem buscou informações com a imprensa local e com empresas do setor e soube, a partir disso, que o alarme realmente foi emitido, mas em caráter de testes, de simulações de contingência no caso de rompimento de barragem. E os testes devem seguir até o dia 29 deste mês.

Os experimentos que estão sendo feitos,duram aproximadamente 18 minutos e são de extrema importância para a conscientização de moradores da região, além de ser uma forma  de treinamento, no de caso tragédias como a de um rompimento de barragem. Fazem parte do procedimento técnico até a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliou, interditando parte da BR-262.

Outros órgãos também foram convidados para fazer parte dos testes, como SAMU (Serviço de Atendimento Móvel a Urgência), Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Defesa Civil, Ibama, Agência Nacional de Mineração, Guarda Municipal e Secretária de Meio Ambiente.

O susto deixou a população em alerta, pois cerca de 16 barragens estão localizadas na região. Um vídeo circula pelas redes sociais mostra o momento em que a sirena dispara. Para dúvidas sobre fato ou fake entre em contato com o Estado Online pelo número (067) 3345-9000. (Texto: Graziella Almeida)

Veja abaixo o vídeo do site Diário Online:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.