Aguardando a chegada de um novo estoque da vacina da Janssen, Mato Grosso do Sul deve aplicar a segunda dose do imunizante ainda nos primeiros dias do mês de dezembro, segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Rezende.
Conforme o secretário, a SES (Secretaria do Estado de Saúde) se reuniu ontem (24) com o Ministério da Saúde, no qual o ministro Marcelo Queiroga reforçou que vai enviar todas as doses necessárias para o Estado e que aguarda apenas a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para imunizar toda a população sul-mato-grossense antes do Natal.
“São 267.261 mil doses para colocar as D2 para todos se vacinarem novamente com a Janssen. Essas doses serão encaminhadas a partir da liberação da Anvisa que está fazendo análise dos lotes que chegaram na última sexta-feira ao Brasil. Se tudo der certo, a partir do dia 5 de dezembro, chegando nesta data, no dia 6 a gente já começa imunização […] todos serão vacinados antes do Natal”, afirmou.
O secretário ainda destacou que em Campo Grande, 45.549 pessoas devem tomar a segunda dose da Janssen. “Pessoas que tomaram a vacina de dose única, vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante primeiro, antes de pensar em terceira dose com outra vacina”, explicou o ministro da Saúde.
O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (16) a importância da segunda dose e orientou a todos que tomaram a vacina da Janssen, que voltem em um intervalo mínimo de dois meses e tomem a segunda dose.
Leia mais: Ministério da Saúde não tem previsão para distribuição da segunda dose da Janssen