Massa de ar quente e seco deve impedir avanço de frente fria no Estado

(Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
(Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A previsão para a semana, entre segunda (29) a quinta-feira (02), indica tempo quente e seco, com sol e poucas nuvens. São esperadas altas temperaturas, que tendem a ficar acima da média, podendo atingir valores entre 35-38°C aliado a baixos valores de umidade relativa do ar entre 25-45%.

Essa situação meteorológica ocorre devido a atuação de uma alta pressão atmosférica em vários níveis da atmosfera. Este sistema meteorológico atua como um bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens e chuvas em grande escala. Aliado a este sistema, os ventos do quadrante norte intensificam o ar quente e seco sobre o estado de Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira, com menor probabilidade, devido à aproximação de uma frente fria, espera-se pancadas de chuvas e tempestades, de forma localizada, na região de Porto Murtinho e também no extremo sul do MS.

Nestas regiões, deverá ocorrer uma leve queda das temperaturas. A intensa massa de ar quente e seco deverá impedir o avanço dessa frente fria para o restante do estado. Além disso, o transporte de calor e umidade juntamente com um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai podem favorecer a formação de instabilidades.

Em relação às temperaturas, estão previstas temperaturas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 33-37°C para as regiões sul, sudeste e leste. Nas regiões sudoeste e pantaneira esperam-se mínimas entre 25-28°C e máximas entre 35-37°C. Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 20-23°C e máximas entre 34-36°C.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 23-25°C e máximas entre 33-35°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Com informações Cemtec-MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *