Golpe na rede social oferece empréstimo falso a clientes

Nessa semana, a Polícia Civil recebeu uma denúncia de estelionato, referente a golpistas que se passavam por financiadoras nas redes sociais e ofereciam empréstimos a pessoas com restrição de crédito. O caso foi relatado por uma vítima do crime, que pediu a abertura urgente da investigação e o Estado Online abordou o delegado sobre o caso.

De acordo com o titular da 6ª DP, Bruno Henrique Urban, o modus operandi desse golpe, que tem sido cada vez mais frequente, envolve similaridades. “Esses estelionatários se aproveitam do desespero, e até mesmo da ingenuidade das pessoas. É inviável acreditar na falsa promessa de empréstimo sem a necessidade das consultas e procedimentos padrão realizados por bancos e financiadoras com credibilidade. É preciso muita atenção.”

O rapaz que procurou a delegacia tinha o nome sujo e precisava de cerca de R$ 36 mil. Viu um anúncio de uma suposta financiadora no Instagram, fez o cadastro e recebeu um contato celular de São Paulo, via whatsapp, de uma mulher dizendo que o cadastro dele tinha sido aprovado e que ele seria encaminhado ao diretor financeiro. No entanto, após várias transferências, o “gerente” continuou solicitando mais dinheiro e até hoje o empréstimo não foi liberado.

Cred Invest Online é uma das empresas de fachada que têm aplicado esse golpe virtual. Após breve consulta – principalmente em sites de reclamação – se constata a repetição de vários casos espalhados em todo o Brasil aplicados pela mesma empresa.

Além da consulta da credibilidades das empresas, segundo o delegado, é importante se atentar as similaridades dos golpes e procurar financiadoras com um número 0800 e, de preferência, endereços locais. “Eles oferecem uma linha de crédito, e nesse suposto processo de liberação você é cobrado por inúmeras taxas que não correspondem com a realidade. Logo, essas pessoas negativadas acumulam mais dívidas e se vêm presas a esse contrato com valor de multa por rescisão.” (Texto: Jean Celso com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *