Frente Parlamentar destaca trabalho de agentes de saúde e endemias

Foto: Wagner Guimarães
Foto: Wagner Guimarães

O secretário de Estado de Saúde de MS, Geraldo Resende, participou de reunião da Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, realizada hoje (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Ele refletiu sobre o papel do grupo de trabalho. “Importante esse instrumento. As Frentes são criadas para defesa de determinados temas, para que os parlamentares possam agregar”, explicou. Resende também destacou as lutas e a evolução dos agentes de saúde e endemias.

Pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ana Tereza Gomes falou da construção conjunta permitida pela Frente Parlamentar. “Em nome da Fiocruz, agradeço esse espaço, esse tipo de condução é como o SUS [Sistema Único de Saúde] foi pensado, em um espaço democrático, de escuta”, afirmou.

Representante da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Marcos Luiz de Oliveira apresentou o Programa Intersetorial de Colaboradores Voluntários. A ideia é instituir nas empresas a cultura da prevenção à dengue, zika e chikungunya, implementando ações compartilhadas entre o setor público e privado. Para isso, há capacitação técnica de servidores e funcionários das empresas e órgãos parceiros, a fim de que eles identifiquem e eliminem possíveis criadouros de mosquitos. Há monitoramento mensal das ações do voluntário.

“Não podemos esperar só ação do poder público. É um trabalho de todos nós. Precisamos ter uma grande rede e fazer a população se sentir responsável por fazer esse controle das doenças”, enfatizou Renato Câmara, ao destacar o papel dos voluntários.

Confira todo o encontro realizado hoje (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *