Na manhã de hoje (10), a redação do jornal O Estado recebeu a advogada e subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja, para um bate-papo sobre seu trabalho à frente da pasta e quanto o Estado e a sociedade como um todo ainda precisam evoluir nas questões de igualdade de gênero.
Luciana tratou de vários assuntos, entre eles a recém-inaugurada Procuradoria Especial da Mulher, órgão permanente da Câmara dos Vereadores de Campo Grande que oferecerá assistência jurídica e psicológica, os altos índices de violência contra mulheres no Estado e a necessidade de se promover a autonomia financeira como ferramenta para encerrar os ciclos de agressões.
“Temos uma grade de cursos em parceria com o Sebrae, com a Funtrab e a Rede Mulher Empreendedora. Temos também uma parceria com o Ministério da Mulher: são 5 mil vagas ofertadas nos cursos gratuitos pelo programa Qualifica Mulher para o estado de Mato Grosso do Sul”, conta Azambuja.
À frente da pasta desde 2015, a advogada especialista em Direitos da Mulher deixou um recado de força para as sul-mato-grossenses. “Faça as suas próprias escolhas, reescreva a sua história. Essa é a mensagem que a gente quer passar para todas as mulheres, não só no dia 8 de março, mas em todos os dias do ano”.
A entrevista completa com a subsecretária será disponibilizada na próxima semana, no canal do YouTube O Estado Play. O vídeo faz parte da série “Podcast Entrevistando”, que já conta com várias conversas com os principais nomes do cenário político de Mato Grosso do Sul.