Em incentivo a generosidade, Fraternidade Sem Fronteiras realiza IV Encontro Nacional

De 17 a 19 de abril deste ano, acontece o IV Encontro Nacional Fraternidade Sem Fronteiras, em São Paulo-SP. O evento, que faz parte de uma iniciativa da Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), nascida com o objetivo de vivenciar e praticar a fraternidade sem restrições étnicas geográficas ou religiosas, reúne voluntários em diversas atividades voltadas ao incentivo de ações fraternas. O tema deste ano é Agir Agora, e a estimativa de público prevê pelo menos três mil pessoas.

A sede da FSF fica em Campo Grande (MS) e nasceu há dez anos. Atualmente a ONG atende 15 mil acolhidos e oferece pelo menos 428 mil refeições oferecidas por dia. Os  projetos amparam prioritariamente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Desde seu início tem tentado trazer um movimento fraterno, sem fronteiras ideológicas, religiosas ou territoriais, construído por muitas mãos, a fim de que minimizar a desigualdade social no mundo. A FSF abraça ainda, projetos voltados para crianças com microcefalia e doenças raras.

Em entrevista com o presidente, Wagner Moura, ele conta sobre a filosofia africana Ubuntu, que tem inspirado a atuação da FSF, que possui 45 polos de trabalho, mantendo centros de acolhimento e oferecendo alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável e construção de casas para famílias em alta situação de vulnerabilidade social, no Brasil e no mundo.

“Viver uma fraternidade genuína ainda é um grande desafio no mundo atual. Isso porque ainda somos muito individualistas. A fraternidade nos nivela, nos faz olhar o semelhante como irmão, nos faz sermos mais solidários e mais humanos. Ubuntu é um conceito semelhante, que vem de uma filosofia e ética africana provinda dos antepassados, que relembra a essência da nossa humanidade”, comenta Moura.

A filosofia Ubuntu permeia valores como compaixão, união e compartilhamento. Para Moura quando as pessoas entenderem esses valores, não haverá mais tantas dificuldades no mundo. “Quando apreendermos não haverá mais fome no mundo, não haverá mais pessoas vivendo nas ruas e as desigualdades se reduzirão. Estes valores nunca são trabalhados de forma solitária. Sempre andam de mãos dadas com outros tais como gentileza, perdão, humildade e solidariedade”, afirma.

Para os interessados no IV Encontro FSF, Moura deixa um recado. “É uma excelente oportunidade de vivenciar a teoria e prática do amor, em sua expressão mais genuína. É uma imersão, uma viagem para dentro de si, que eu recomendo a todos que ainda não tiveram essa experiência”.

O evento é aberto ao público e acontece no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo-SP, nos dias 17, 18 e 19 de abril. A entrada por pessoa custa R$ 150 e pode ser feita por meio do site.

(Texto: Julisandy Ferreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *