Ecopontos tem aumento de 218% de descarte em comparação ao ano passado

Na região do Panamá, ponto mais antigo foi o mais utilizado

No período de janeiro a novembro deste ano, os cinco Ecopontos de Campo Grande receberam mais de 10.380 toneladas de resíduos, que foram recepcionados e tiveram a sua correta destinação realizada. O volume foi 218% maior que 2019, quando foram descartadas 4.754 toneladas.

Em 2020, foram instalados três novos Ecopontos: em fevereiro foi entregue o Ecoponto Nova Lima, já em junho o Ecoponto União e em agosto o Ecoponto das Moreninhas.

Nesses locais, segundo a Solurb este ano, o ecoponto mais antigo, localizado na região do Jardim Panamá recebeu 4.512,77 toneladas de descarte. O Ecoponto Nova Lima 1.513 toneladas e o União recebeu 2.736,59 toneladas. Já e os ecopontos Noroeste e Moreninhas 1.461,74 e 158,51 toneladas respectivamente.

Para os moradores do Zé Pereira, o Ecoponto Panamá tem grande serventia e desde sua inauguração, o número de resíduos jogados nas ruas e matas, diminuiram. “Para mim tem grande serventia, desde que foi inaugurado, não precisamos mais alugar caçambas para nos desfazer de alguns residuos e temos descartado de forma consciente”, comentou a dona de casa Patrícia Ossuna.

A jovem Hemilly Pereira de 16 anos que já pegou dengue duas vezes, afirma que com o Ecoponto, diminuiu o número de descarte em esquinas e córregos do bairro. E o número de casos de dengue diminuiram também.

“Como pessoas vinham de longe jogar lixo na mata, havia muitos recipientes que acumulavam água e consequentemente surgiam os casos de dengue. Eu peguei duas vezes e afirmo que depois deste ponto, as pessoas descartam no lugar certo, e os casos da doença diminuiram”, apontou.

Ecopontos

Os locais são instalações públicas de uso gratuito pela população e funcionam para o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa ao dia) de Resíduos da Construção Civil, resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas.

O Ecoponto conta também com Locais de Entrega Voluntária para disposição de resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos, que terão as suas destinações finais corretas. O descarte desses resíduos é feito gratuitamente em qualquer Ecoponto da Capital.

Ecoponto Panamá: localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.

Ecoponto Noroeste: localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste.

Ecoponto Nova Lima: localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.

Ecoponto União: localizado na Avenida Roseira, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.

Ecoponto Moreninha: localizado na Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes, no Bairro Moreninhas.

Dayane Medina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *