Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto, em Minas Gerais

Morro de Ouro Preto Cai
Foto: Reprodução/Redes Sociais

ISAC GODINHO

CONSELHEIRO LAFAIETE, MG (FOLHAPRESS) – Um casarão histórico foi destruído devido a um deslizamento de terras na cidade de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil Municipal não há vítimas.

O acidente ocorreu no Morro da Forca, no centro histórico de Ouro Preto. Segundo Neri Moutinho, coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, o casarão pertence à prefeitura e estava fechado havia mais de três anos. Os imóveis ao redor também estavam vazios.

Antes do deslizamento, a Defesa Civil já havia sido acionada e conseguiu evacuar e isolar toda a área próxima ao morro e ao casarão atingido.

Devido às fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias, o solo estava muito encharcado. Segundo Moutinho, choveu mais de 370 milímetros em poucos dias na cidade. Ouro Preto possui, atualmente, 313 áreas de risco e diversos pontos de deslizamentos de encostas.

A Defesa Civil conta com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador, um geólogo da Defesa Civil está a caminho do local para fazer uma análise mais completa da situação de todo o talude.

As chuvas que atingem Minas Gerais neste início de ano resultaram em mortes, destruição e transtornos no estado. Rios inundaram, moradores deixaram suas casas devido a alagamentos ou ao risco de rompimento de barragens, e a circulação de veículos em rodovias foi afetada em mais de cem pontos. Vale, CSN e Usiminas paralisaram suas operações.

Com as tempestades, 145 municípios estão em situação de emergência.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.