Diante da disparada na gasolina, o consumo de etanol hidratado aumentou 8% em julho e continua dando sinais de recuperação. No mês de julho, foram consumidos 9,1 milhões de litros do biocombustível, volume 8% maior com relação ao mesmo mês em 2019 quando registrou 8,4 milhões de litros. Os dados são da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
O enfraquecimento do mercado de combustíveis teve início em março deste ano com as primeiras medidas de isolamento para enfrentamento do novo coronavírus. O consumo de etanol hidratado no Estado, apesar de se manter no primeiro mês, em abril teve queda de 15% comparado ao ano anterior com a venda de 7,8 milhões de litros. A baixa se manteve em maio com consumo 7% menor. Já no mês seguinte, a venda do biocombustível equiparou-se ao ano anterior (4%), confirmando sinais de recuperação em julho.
“A reação do mercado de etanol é uma boa notícia para o setor depois de muita apreensão”, avalia o presidente da Biosul, Roberto Hollanda Filho.
Veja também: Preços de itens da cesta básica chegam a variar 143%
(Texto: Michelly Perez)