Consultas agendadas para algumas especialidades, como cardiologia e neurologia, que precisaram ser adiadas em razão do decreto municipal que suspendeu os atendimentos eletivos na Rede Municipal de Saúde devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), começaram a ser retomadas gradativamente nesta semana, seguindo todos os protocolos e normativas de biossegurança vigentes.
A retomada destes atendimentos assegura a integridade na assistência de centenas de pacientes, em especial aos cardiopatas, considerados do grupo de risco para o Covid-19, portanto mais sucessíveis a terem complicações em decorrência da doença.
Além disso, a manutenção do acompanhamento regular destes pacientes pode ser decisivo no monitoramento de complicações que podem ser fatais, como uma crise de pressão alta, uma isquemia cerebral e até o infarto agudo do miocárdio.
Segundo informações da Coordenadoria da Rede de Atenção Especializada (CRAE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), neste primeiro momento, serão atendidos somente os pacientes em tratamento residentes no município de Campo Grande.
Os mesmos estão sendo contatados por telefone e comunicados sobre a data e horário da consulta. Os atendimentos ocorrem durante a manhã, tarde e noite de segunda a sexta-feira, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
A orientação é para que os pacientes, exceto crianças e idosos, se atentem ao horário agendado e evitem comparecer à consulta acompanhados para evitar exposição desnecessária e eventual aglomeração, considerando que o acesso ao interior da unidade está limitado a 60% da capacidade de ocupação, atendendo Resolução Conjunta da SESAU/SEMADUR.
Atendimentos mantidos
Apesar da paralisação parcial, as unidades da Rede de Atenção Especializada mantiveram vários atendimentos e serviços considerados essenciais desde o início da pandemia, entre eles a entrega de insumos para pacientes diabéticos, troca e realização de curativos, dispensação de medicamentos na farmácia especializada, além de consulta com reumatologista, raio-x e atendimento de urgência ortopédica, consulta a gestantes de alto risco, punção de mama, planejamento familiar, processo final da laqueadura, entre outros.
No Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal (Cadim), por exemplo, continuaram sendo realizados exames de eletroencefalograma, ecocardiograma, teste ergométrico, eletrocardiograma, ultrassonografia doppler e ultrassonografia.
(Texto: João Fernandes com assessoria)