O volume de vendas do comércio varejista sul-mato-grossense mantém alta pelo terceiro mês consecutivo, atingindo, na passagem de janeiro para fevereiro, com alta de 0,5%. Na série sem ajuste sazonal, frente a fevereiro de 2023, o volume do comércio varejista sofreu uma variação de 10,8%.
Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio referente ao mês de fevereiro de 2024, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a variação acumulada em 12 meses ficou em 3,0%, e a variação acumulada no ano foi de 9,4%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também houve alta no mês de fevereiro (1,0%). No volume de vendas, em relação a janeiro do ano anterior, MS apresentou queda de 0,7%. O acumulado em 12 meses apresentou variação negativa de 8,9%, assim como na variação acumulada no ano, com -1,0%.
O estudo produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.