Apesar da insegurança gerada pelos recentes ataques violentos e ameaças em escolas do Brasil, as aulas na rede da REE (Rede Estadual de Ensino) ocorrem normalmente nesta quinta-feira (20) em Mato Grosso do Sul.
Denominado como “Dia S”, hoje, as escolas estaduais de MS terão uma programação especial voltada a promoção da segurança nas escolas. A iniciativa busca ressignificar o 20 de abril, data usada como marco de violência, para um dia de tranquilidade e reflexões sobre a paz nas escolas.
Em Campo Grande, a atuação das equipes responsáveis pelas rondas do programa “Escola Segura, Família Forte” foi intensificada. O método de trabalho é realizado principalmente para transmitir segurança à comunidade escolar, especialmente alunos e seus familiares, além de trabalhadores na educação.
Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano de Campo Grande, Emerson de Almeida Vicente explica que a presença da Polícia Militar foi reforçada nas 75 escolas estaduais da Capital.
“Em cada uma serão destinados pelo menos dois policiais nesta quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino. Todas serão atendidas, vamos reforçar o policiamento e dar uma atenção especial nos horários de entrada e saída. E durante as aulas a equipe estará dentro das escolas”, explicou.
A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado e anunciadas pelo governador Eduardo Riedel, no dia 12 de abril. Entre as ações anunciadas estão o reforço na ronda policial, ampliação do monitoramento e botão de pânico nas escolas. O foco na segurança da comunidade escolar e atenção máxima para ameaça de violência teve reforços diversos desde a semana passada.
“O trabalho regular da Segurança Pública e da PM vai continuar, com missões, rondas. Também vamos dar atenção especial as escolas particulares e apoio nas municipais, que vão ser atendidas pela Guarda Civil Metropolitana”, afirmou o coronel Almeida.
Coordenador do programa “Escola Segura, Família Forte”, da Sejusp (Secretara de Estado de Justiça e Segurança Pública), Valson Campos dos Anjos explica que todas as escolas estaduais contaram com uma dupla de policiais para ampliar a segurança até 17h30.
“Além da dupla de policiais em todas as escolas estaduais a partir das 6h30 até 17h30, a ronda escolar trabalha a todo instante. É claro que toda a força de segurança do Estado, inclusive da Guarda Municipal estarão preparadas”, afirmou.
Na última semana foi criado o gabinete de gestão de incidentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, além de representantes do programa “Escola Segura, Família Forte”, Semed (Secretaria Municipal de Educação), Conselhos Tutelares e da rede particular de ensino.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Com informações da repórter Brenda Leitte.
Leia também:
“MS não pode ficar refém dessas ameaças, que causam pânico”. diz Governador